quinta-feira, 14 de abril de 2011

Bom saber!

Houve 6 outras Cleópatras além da que você conhece.
    A mais famosa foi a 7ª- Amante do general romano Júlio César e última pessoa a governar o Egito com um título de faraó.

      A rainha que Elizabeth Taylor eternizou no cinema era Cleópatra Thea Philopator, ou Cleópatra 7ª - última pessoa a governar o Egito com o título de faraó.Ela pertencia à dinastia dos Ptolomeus, uma família de origem grega que administrou o Egito entre 305 a.C. e 30 a.C. "Existiram 7 Cleópatras e 15 Ptolomeus durante o reinado do ptolomaico", diz o historiador Júlio Gralha, especialista em Egito Antigo.
     Tudo começou com Ptolomeu 1º, que tinha sido general de Alexandre, O Grande. Quando assumiu o controle do Egito, após a morte de Alexandre, ele se autoproclamou faraó. Mas a dinastia inaugurada ali duraria apenas 3 séculos, em boa parte por causa das disputas internas. Ptolomeu e Cleópatras se engalfinhariam o tempo todo pelo trono.
     A Cleópatra famosa, 7ª da dinastia, era filha de Ptolomeu 12 e Cleópatra 5ª. Tinha apenas 14 anos quando começou a governar, junto com o pai. Mais tarde, dividiu o trono com seu irmão caçula, (Ptolomeu 13), e acabou se casando com ele. Mas os dois nunca se bicaram. Temendo as crescentes ambições da irmã-esposa, Ptolomeu organizou um complô contra ela. Cleópatra fugiu para Síria, onde organizou um exército para retornar ao Egito e recuperar o poder.
    Em meio à guerra civil, o general romano Júlio César sitiou Alexandria e se declarou juiz da pendenga entre os irmãos. Foi quando a rainha do Nilo utilizou sua principal arma: sedução. Dona de uma pele alva e macia, perfumada com banhos de leite de cabra, ela virou amante de César e botou Ptolome para escanteio.



Achei interesante este assunto, apesar de muita gente achar chato. Espero que gostem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário